Tuesday, December 20, 2005

O (I)RISÓRIO DE SANTORINI

Perdoar-me-á o leitor convocar para a cena politica um pequeno saber que só na aparência é anatómico.

Para vossa informação, aos que agora me lêem, Santorini descreveu com o nome de Risorius novus, um pequeno músculo, em geral extremamente fino, que está situado de ambos os lados da face. Ficou mais tarde conhecido em Anatomia Humana como risório de Santorini, em homenagem àquele que o descreveu.

O risório (de riso é claro) origina-se no tecido celular que cobre as parótidas e, às vezes, estende-se até ao esternocleidomastoideo. Aquele músculo do famoso filme do Vasco Santana, quando três professores deliciosamente caricaturizados se olham atónicos, quando o “Vasquinho” responde e bem. Dizem em uníssono, num tom que nos faz rir a todos (“ele até sabe o que é o esternocleidomastoideo”). E vai daí deram-lhe nota máxima e as tias da província ficaram deliciadas, arrependidas. Vasco Santana, que nos fez rir como poucos, tinha sem dúvida um excelente risório de Santorini.

Mas para onde vai o dito músculo? Para a comissura labial. Com três faces, a primeira corresponde à pele em toda a sua extensão. A segunda é profunda e insere-se nos músculos da face. A terceira vai até à parte cutânea do pescoço.

Inervado pelo nervo facial, a sua acção destina-se a fazer andar para trás a comissura labial. Quando os dois músculos homólogos se contraem juntos, o diâmetro transversal da boca aumenta, o que permite o sorriso.

O acto de sorrir (de rir) é então, imagine-se, exclusivamente humano, já que o risório é um músculo específico do Homem. Ou seja, a acção do humor, da necessidade humana do riso, como emoção única da nossa espécie, criou e é criada por esse pequeno músculo das nossas comissuras labiais.

Fácil é perceber que os outros grandes primatas não podem, nem sabem, e nem sabem para que é que serve o dito músculo. Vejam-nos no Jardim Zoológico e logo perceberão. Mostram os dentes quando abrem a boca e a expressão é, a mor das vezes, horrorosamente explícita (“cuidado que te mordo”).

A reflexão que deixo é pois da ordem seguinte. Rir não é só “o melhor remédio” como é também transformação anatómica dos músculos da face, para que o Homem, e só ele, possa rir, sorrir. Sorrir como no poema de Mário Cesariny. Para dizer ao “gerente/este leite está azedo”. Para que ao sair da pastelaria “cá fora rir de tudo”…

Para outros primatas, abrir a boca é convocação puramente agressiva. Para nós humanos e, muito particularmente hoje, para a cena politica nacional, rir e/ou sorrir é sinal de que somos gente, que sabemos utilizar o que a natureza nos dotou. Para sorrir face a uma criança, para nos mostrarmos sorridentes quando estamos entre amigos ou entre aqueles que amamos. E também para rir com uma boa piada, uma história picante contada noite adentro.

Face à evidência anatómica, deveríamos perguntarmo-nos em quem devemos votar nas próximas presidenciais. Nos que sabem sorrir e, por aí, naturalmente gostar, ou no(s) que só sabem usar a face para o esgar, esforço inglório para fazer passar uma mensagem, que aí mesmo precisava era mesmo de uma massagem facial, ou quiçá de uma massagem na alma constrangida. Por aí, para ser capaz de se mostrar, de se dar verdadeiramente ao outro.

Sugeriria para terminar (já que o dito músculo sendo só nosso, humano, falta com alguma frequência) que Santorini fosse convocado, se ainda se contasse entre os vivos, para aquilatar das potencialidades de riso, de sorriso e do humor dos actuais candidatos à Presidência da República.

E já que um outro, um Grande do pensamento, Sigmund Freud, afirmou que o humor é uma das provas mais seguras do equilíbrio emocional, vejam também por aí quem realmente querem em Belém. Um esgar (quase sempre obrigatoriamente sisudo) ou um sorriso. Uma alegria a que nos possamos identificar neste momento bisonho da História Lusitana.

7 comments:

reconquista said...

Tem a certeza que apenas o Homem pode rir? Tenho uma cadela de raça Golden Retriever que adopta uma expressão facial muito peculiar quando partilha, com entusiamo, a alegria da família -- que ela intui imediatamente.

A expressão facial referida consiste em entreabrir a boca, levantar ligeiramente a cabeça e suspender a respiração.

Se, tecnicamente, é riso ou não, não sei. Para mim é.

Bruxa de Endor said...

Pois que realmente só o homem ri! Portanto devemos de ter elegido algo que não um homem para PR deste cantinho à beira mar/mal plantado.

Bruxa de Endor said...

Depois de pensar um pouco melhor no assunto... e dado que a cadela deste senhor entreabre a boca, levanta ligeiramente a cabeça e suspende a respiração... e que o nosso PR também consegue fazer estas coisas (apesar de não mexer o músculo referido pelo Prof. Amaral Dias), talvez já possamos perceber que tipo de espécie elegemos para PR... Fica agora a interrogação, será que é daqueles que abana o rabo ou daqueles que morde as canelas de quem lhe passa a frente???

antfilfon said...

Caro Dr. tive aqui há alguns tempos um problema nas parótidas que me impediu por umas semanas e incómodamente de sorrir e mesmo de falar assim que me apetecia comer qualquer coisa. O médico que consultei diagnosticou-me um problema de obstrução de um dos canais salivares no lado direito da face. Cada vez que me apetecia comer ficava com a bochecha direita do tamanho de uma bola de golf. Felizmente o problema resolveu-se em poucos dias com pastilhas elásticas e muita água. Isto para dizer a propósito da sua fisiológica metáfora que uma temporária inaptidão para sorrir pode não ser exclusivamente determinada por factores psico-sociais. Também o é por apetência, por apetites. Não simpatizo de sobremaneira com o sorriso pré-fabricado do presidente Cavaco, mas pressinto que ele também não simpatiza nada com isso. Por isso fico mais descansado.

Álvaro said...

O problema dos psiquiatras trata-se, afinal e sempre, da catalogacao. com um sem dsm... E olhe que eu n votei no tal do sorriso que Vsa comenta.

Portugues à solta said...

É com grande pena que vejo que o Prof. nunca mais escreveu aqui! Como era bom que continuasse...

Unknown said...

Ousadamente pergunto: Porque é que deixou de "postar"???